sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Trânsito que Mata [3/5]

Na reportagem especial desta quarta-feira (28/11/12), diante das câmeras, o exato momento entre a vida e a morte. Todos os dias a violência do trânsito brasileiro registra cenas assustadoras. Confira na reportagem é de Vinícius Dônola.


Fonte: Youtube - https://www.youtube.com/watch?v=53YBfYUMFd4

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Série Trânsito que Mata [2/5]

A cada 12 minutos, uma pessoa morre no trânsito de São Paulo. São 43 mil vítimas por ano. Você verá na reportagem da série Trânsito Que Mata como vivem as famílias que perderam, de repente, um ente querido para o trânsito de São Paulo. Conheça a história de Carlos, que ficou sem andar devido a um acidente que matou seus amigos; e Eliete, que perdeu o pai, um motoboy de 50 anos prestes a se aposentar; entre outras.



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Série Trânsito que Mata - acidentes no trânsito matam até 58 mil brasileiros por ano

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes no trânsito e perde até 58 mil pessoas por ano vítimas de batidas. O número, que é maior do que o de muitas guerras no mundo, indica que a cada dia mais de cem pessoas morrem em acidentes no País. O Código de Trânsito Brasileiro com leis mais duras e a evolução da engenharia de tráfego não conseguem reduzir as tragédias. Na reportagem da série especial, os repórteres do Jornal da Record acompanharam o trânsito caótico em São Paulo, que tem sete milhões de veículos e que resulta na morte de um cidadão a cada 12 minutos.


sábado, 24 de novembro de 2012

Casal de idosos mostra casa cercada por rodovia na China

Um casal de idosos chineses foi surpreendido por uma pista construída em torno de sua casa, nos arredores da cidade de Wenling, na Província de Zhejiang. Zuo Baogen se recusou a vender o imóvel para a construção da rodovia que vai ligar a cidade a uma nova estação de trem.
O chinês de 67 anos diz que a casa vale R$ 190 mil, mas o governo queria pagar apenas R$ 82 mil. A imagem da casa em meio a uma rodovia se transformou em um símbolo da resistência de moradores chineses removidos. Eles reclamam que a indenização recebida do governo é muito baixa. A pista ainda não foi aberta para o tráfego de automóveis.
Assista ao vídeo:

Fonte: Ultimo Segundo / BBC
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/bbc/2012-11-23/casal-de-idosos-mostra-casa-cercada-por-rodovia-na-china.html

sábado, 17 de novembro de 2012

Informações sobre Pneus

Existem diversos tipos e marcas de pneus, com variações nos desenhos das canaletas, altura (perfil alto ou baixo), para estrada de barro ou asfalto, de passeio ou de corrida, para veículos de carga, etc.

Normalmente nos não conhecemos, e, poucos procuram saber, o porque de tantos números na especificação dos pneus questão na sua lateral como: 175 / 70 R 13 84 S , traduzindo temos que o pneu possui 175 mm de largura; perfil médio; radial; aro 13; 500 Kg de capacidade máxima de carga e pode ser desenvolvido a velocidade máxima de 180 Km/h.
Seguindo as cores temos:



175 / 70 R 13 84 S

Essa primeira numeração indica a largura da secção do pneu em milímetros, sendo as mais comuns para os veículos de passeio tipo automóvel as 145; 155; 165; 175; 185; 195, veja a tabela e repare que algumas especificações da largura são um pouco maiores. O exemplo acima foi só uma ilustração.

Especificação 145 155 165 175 185 195
Largura (mm) 145157165177189201

Essa primeira letra indica a construção do pneu, R para pneus radiais e D para diagonais.


175 / 70 R 13 84 S

Após a primeira letra, virá um número que indicará a o diâmetro interno do pneu, em polegadas, onde será colocada a jante. O normal em veículos tipo automóvel são os aros 13,14 e 15.


175 / 70 R 13 84 S

A última sequência de números é o índice de carga, ou seja a capacidade máxima de carga que o pneu pode suportar, veja a tabela:


Índice de Carga 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84
Carga Máxima (kg) 335 345 355 365 375 387 400 412 425 437 450 462 475 487 500
Índice de Carga 85 86 87 88 89 90 91 92 90 94 95 96 97 98 99
Carga Máxima (kg) 515 530 545 560 580 600 615 630 650 670 696 710 730 750 775





175 / 70 R 13 84 S

A ultima letra é o símbolo de velocidade máxima quanto o pneu suporta relacionado ao índice de carga, veja a tabela:

Símbolo de Velocidade N P Q R S T U H V Z
Velocidade Máxima (Km/h) 140 150 160 170 180 190 200 210 240 acima de 240

Como saber se está na hora de trocar meu pneu? Que teste posso fazer para ver se
meu pneu está muito liso?


Para facilitar a vida dos condutores, a maioria dos pneus já vêm com um indicador de vida,agora, se o usuário irá prestar atenção ou não, é outra história. Veja a imagem abaixo paraentender  a expliacação. A maioria dos penus hoje vêm com uma barinha bem no centro,quando o tread do pneu chegar ao mesmo nível que a barra, é hora de trocar seu pneu. Esta barra indica quando seu pneu pára de ser seguro.


A partir de agora, você já esta sabendo sobre o significado dos números que estão na lateral do pneu, e pode saber qual o melhor e mais barato na hora de comprar, e decidir o melhor que se encaixa às suas necessidades.


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS PNEUS

O ideal é verificar a pressão com os pneus frios, pelo menos uma vez por semana e sempre antes de iniciar uma viagem, assim como não é recomendado que seja retirado o ar quente dos pneus e trocado por ar frio, isso pode causar danos irreversíveis para a carcaça;

Deve ser feito o alinhamento e balanceamento dos pneus, sempre que for efetuado um serviço mecânico ou troca de peças na suspensão, da mesma forma, quando for colocado pneu novo ou sentir qualquer anormalidade na direção como o volante trepidar a uma determinada velocidade. Se você anda em vias irregulares e com muitos buracos, essa verificação deve ser feita a cada 10 - 15.000 Km;

Faça o rodízio entre 10 e 15.000 Km, isso fará com que os pneus sofram uma maior uniformidade no desgaste;

Dirija dentro dos limites de velocidade e carga especificados nos pneus, assim como dentro dos limites de velocidade estabelecido para a via, evite freadas fortes e que travem os pneus, como também arrancadas bruscas;

Evite subir e descer em meio-fios de calçadas altas ou os que apresentam um elevado desnível e evite ao máximo cair em buracos, pois além de poder cortar o costado do pneu (lateral), como os pneus possuem fios de aço no seu interior, esses impactos acabam por deformar o pneu, surgindo as bolhas (chamadas de laranja) e deformações (empeno), fazendo com que o pneu não apresente mais condições de segurança para o uso, constituindo, inclusive, infração de trânsito.



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Apreensão de veículo

   Além de multa, o Código de Trânsito Brasileiro prevê outras penalidades e medidas administrativas como punição. A apreensão do veículo é uma penalidade; a retenção e a remoção, medidas administrativas.
   A apreensão visa a privar o proprietário da posse e uso do veículo por um período de até 30 dias, dependendo da gravidade da infração. O verículo apreendido será recolhido ao depósito e neste permanecerá sob custódia e responsabilidade do órgão ou entidade que o apreendeu. Quando a infração for punida com a penalidade de apreensão do veículo, o agente deverá adotar imediatamente a medida administrativa de recolhimento do CRLV.   Em relação às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, ocorre a apreensão de um veículo quando o condutor:   

   • dirigir sem possuir CNH ou Permissão
   • dirigir com a CNH ou a Permissão cassada ou suspensa
   • dirigir com a CNH ou a Permissão de categoria diferente
   • disputar corrida por emulação (“racha” em via pública)
   • participar de competição esportiva sem autorização
   • utilizar o veículo para exibir manobra perigosa
   • usar indevidamente aparelho de alarma
   • transpor, sem autorização, bloqueio viário policial
   • estiver com o lacre da placa violado ou falsificado
   • transportar passageiros em compartimento de carga
   • utilizar dispositivo anti-radar
   • não portar autorização para conduzir escolares
   • estiver em desacordo com autorização especial para transitar com dimensões excedentes
   • falsificar ou adulterar a CNH ou o CRV/CRLV
   • não apresentar os documentos à autoridade
   • retirar do local veículo retido para fiscalização
   • bloquear a via com veículo
   • trafegar sem uma das placas de identificação


   retenção do veículo consiste na sua imobilização no local de abordagem, pelo tempo necessário à solução de determinada irregularidade. A retenção tem caráter de segurança e visa à correção de irregularidades. Quando a irregularidade puder ser sanada no local da infração, o veículo será liberado após a regularização. Não sendo possível sanar a falha no local da infração, o veículo poderá ser retirado por condutor regularmente habilitado, mediante recolhimento do CRLV, contra recibo, assinalando-se ao condutor prazo para sua regularização.
   A remoção do veículo é medida administrativa que tem por objetivo proceder à desobstrução da via pública em favor de seus usuários, seja nas pistas, seja nos acostamentos ou calçada, ou onde lhe seja vedado permanecer. A remoção está prevista em todas as autuações por estacionamento proibido, entre outras.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

DETRAN - Infrações de Trânsito - Recurso de multa e de julgamento

O que é?
O recurso de multa de trânsito é o procedimento através do qual o proprietário do veículo e/ou condutor pode contestar determinada infração de trânsito em um órgão colegiado. Quando aplicada a penalidade de multa, através da Notificação de Imposição de Penalidade (NIP), determina-se o prazo para que, querendo, o proprietário do veículo e/ou condutor possa apresentar recurso em primeira instância no órgão responsável pelo auto de infração de trânsito. O órgão enviará à respectiva Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI). A JARI é responsável pelo encaminhamento do resultado do julgamento ao requerente. Quando o resultado do recurso não é favorável ao requerente, o interessado poderá apresentar outro recurso em segunda instância administrativa. Este recurso será dirigido ao Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) para as infrações de competência do Detran, Daer e Prefeituras Municipais ou para o Colegiado da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para as infrações de competência da 9.ª Superintendência Regional da PRF.

Que requisitos devo cumprir?

O recurso de multa deve ser encaminhado no prazo apontado na Notificação de Imposição da Penalidade (NIP) para primeira instância. Para recurso de segunda instância,  o mesmo deverá ser  encaminhado no prazo de trinta dias contados do recebimento da Notificação do Julgamento da Junta Administrativa de Recursos de Infração.

Quais documentos são necessários?

Junta Administrativa de Recursos de Infração (Detran, Daer e Prefeituras Municipais) - primeira instância - Requerimento com as razões do recurso; - Cópia da Notificação de Imposição da Penalidade (NIP); - Cópia do documento de identificação contendo assinatura do requerente.
Polícia Rodoviária Federal - primeira instância: - Requerimento com as razões do recurso; - Cópia da Notificação de Imposição da Penalidade (NIP); - Cópia do documento de identificação contendo assinatura do requerente; - Cópia do documento do veículo; - Cópia da Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão; - Empresas devem apresentar cópia do contrato social com última alteração.
Conselho Estadual de Trânsito (Detran, Daer e Prefeituras Municipais) - segunda instância: - Requerimento com as razões do recurso; - Cópia da Notificação de Imposição da Penalidade (NIP); - Cópia do documento de identificação contendo assinatura do requerente;
Colegiado da Polícia Rodoviária Federal- segunda instância: - Requerimento com as razões do recurso; - Cópia da Notificação de Imposição da Penalidade (NIP); - Cópia do documento de identificação contendo assinatura do requerente; - Cópia do documento do veículo; - Cópia da Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão;  - Empresas devem apresentar cópia do contrato social com última alteração.

Onde Fazer?

O recurso em primeira instância deve ser enviado ou entregue no órgão de trânsito responsável pela autuação, conforme consta na Notificação de Imposição de Penalidade (NIP). Na segunda instância, será encaminhado ou entregue no Conselho Estadual de Trânsito ou Colegiado da Polícia Rodoviária Federal, conforme o caso. Consultar JARIs.

Mais informações em www.detran.rs.gov.br 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Acidentes aumentam em 42% nos trechos das rodovias de SC que estão há um ano sem lombadas eletrônicas

Equipamentos foram desativados por liminar da Justiça, que analisa a suspeita de improbidade administrativa na licitação dos aparelhos
Lombada está desligada há um ano na SC-403, rodovia que leva à Praia dos InglesesFoto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Roberta Kremer 

roberta.kremer@diario.com.br

Um ano após o desligamento de 27 lombadas eletrônicas, que inibiam o excesso de velocidade nas rodovias estaduais, o número de acidentes onde os dispositivos estavam instalados aumentou em 42%. Os equipamentos do consórcio Perkons/TES foram desativados por determinação de uma liminar da Justiça, que analisa a suspeita de improbidade administrativa na licitação. A decisão final ainda não saiu.

Joinvilense consegue reverter multa de trânsito após um ano de reclamações

Vilmar Beppler diz que valeu a pena questionar a suposta infração
Vilmar recebeu um comunicado do Detran/ Deinfra confirmando o erro na última sexta-feiraFoto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS


Caroline Stinghen
Sem ter ido a Florianópolis, morador do bairro Guanabara de Joinville, o aposentado Vilmar José Beppler, 63 anos, estranhou quando apareceu em sua caixa de correio uma notificação de infração de trânsito, que foi aplicada na capital, na SC-401, em 4 de agosto de 2011.


O documento foi enviado em novembro daquele mesmo ano e o joinvilense logo constatou: não se tratava de seu carro, um Corsa Sedan, de placas MEL 5879. O veículo mostrado na foto da notificação era um Meriva, com placas com as mesmas letras e apenas um número diferente. 

O aposentado procurou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para recorrer já em novembro. Foi sua primeira tentativa, mas ele não conseguiu. O cancelamento da multa não foi aceito pelo Deinfra – o órgão responsável por rodovias estaduais e que emitiu a infração. Foi preciso mais uma tentativa para a multa, finalmente, ser cancelada.

Mas até que isso acontecesse, Vilmar teve de dar muitas explicações. Para piorar, à época, o joinvilense tentava renovar a documentação do carro. 

— Uma mulher que me atendeu no Ciretran, em Joinville, disse que seria melhor eu pagar a multa. Caso a notificação realmente estivesse errada, iriam me ressarcir.

A história teve um final feliz quase seis meses depois, na última sexta-feira, quando chegou pelo correio um comunicado do Detran/ Deinfra confirmando o erro. 

— Eles pediram alguns dias somente para cancelar a multa no sistema —, comemorou o filho do aposentado, Cleber Beppler.

Por isso, fica a lição: se você recebeu uma multa que não é sua, insista. Mas tenha paciência, de acordo com a assessoria de imprensa do Detran, este tipo de processo pode demorar mais de quatro meses.

Recorra na cidade que emitiu multa

De acordo com o delegado regional de Joinville, Dirceu Silveira Junior, o motorista que receber uma infração de trânsito deve recorrer ao órgão da cidade que emitiu a multa. Ele pode apresentar a defesa, para agilizar, em um Ciretran localizado em seu município. O recurso será enviado para a cidade onde a infração foi aplicada.

Ao entrar com a defesa da autuação, saiba que o que será analisado são apenas os questionamentos das informações que constam na infração emitida – se elas foram preenchidas de forma correta, com a placa, data e local certos. 

Cabe ao órgão que emitiu a infração (Deinfra, Detran, ou Ittran, no caso de Joinville) analisar e julgar a defesa. Se ela for acolhida, a infração é cancelada. Caso contrário, a autoridade de trânsito aplicará a penalidade e deve enviar a multa para a casa do responsável pelo veículo.

A multa, informou o Detran, não tem prazo para emissão. Nela terá o valor e o desconto de 20% para o pagamento até vencimento.