Normalmente nos não
conhecemos, e, poucos procuram saber, o porque de tantos números na
especificação dos pneus questão na sua lateral como: 175 / 70 R 13 84 S ,
traduzindo temos que o pneu possui 175 mm de largura; perfil médio; radial; aro
13; 500 Kg de capacidade máxima de carga e pode ser desenvolvido a velocidade
máxima de 180 Km/h.
Seguindo as cores temos:
175 / 70
R 13
84 S
|
Essa primeira numeração indica a largura da secção do pneu em milímetros, sendo as mais comuns para os veículos de passeio tipo automóvel as 145; 155; 165; 175; 185; 195, veja a tabela e repare que algumas especificações da largura são um pouco maiores. O exemplo acima foi só uma ilustração.
Especificação | 145 | 155 | 165 | 175 | 185 | 195 |
Largura (mm) | 145 | 157 | 165 | 177 | 189 | 201 |
Essa primeira letra indica a construção do pneu, R para pneus radiais e D para diagonais.
175 / 70
R 13
84 S
|
Após a primeira letra, virá um número que indicará a o diâmetro interno do
pneu, em polegadas, onde será colocada a jante. O normal em veículos tipo
automóvel são os aros 13,14 e 15.
175 / 70
R 13
84 S
|
A última sequência de números é o índice de carga, ou seja a capacidade
máxima de carga que o pneu pode suportar, veja a tabela:
Índice de Carga | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 |
Carga Máxima (kg) | 335 | 345 | 355 | 365 | 375 | 387 | 400 | 412 | 425 | 437 | 450 | 462 | 475 | 487 | 500 |
Índice de Carga | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 90 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 |
Carga Máxima (kg) | 515 | 530 | 545 | 560 | 580 | 600 | 615 | 630 | 650 | 670 | 696 | 710 | 730 | 750 | 775 |
175 / 70
R 13
84 S
|
A ultima letra é o símbolo de velocidade máxima quanto o pneu suporta relacionado ao índice de carga, veja a tabela:
Símbolo de Velocidade | N | P | Q | R | S | T | U | H | V | Z |
Velocidade Máxima (Km/h) | 140 | 150 | 160 | 170 | 180 | 190 | 200 | 210 | 240 | acima de 240 |
Como saber se está na hora de trocar meu pneu? Que teste posso fazer para ver se
meu pneu está muito liso?
Para facilitar a vida dos condutores, a maioria dos
pneus já vêm com um indicador de vida,agora, se o usuário irá prestar atenção
ou não, é outra história. Veja a imagem abaixo paraentender a
expliacação. A maioria dos penus hoje vêm com uma barinha bem no centro,quando
o tread do pneu chegar ao mesmo nível que a barra, é hora de trocar seu pneu. Esta barra
indica quando seu pneu pára de ser seguro.
A partir de agora, você já esta sabendo sobre o significado dos números que estão na lateral do pneu, e pode saber qual o melhor e mais barato na hora de comprar, e decidir o melhor que se encaixa às suas necessidades.
O ideal
é verificar a pressão com os pneus frios, pelo menos uma vez por semana e
sempre antes de iniciar uma viagem, assim como não é recomendado que seja
retirado o ar quente dos pneus e trocado por ar frio, isso pode causar danos
irreversíveis para a carcaça;
Deve
ser feito o alinhamento e balanceamento dos pneus, sempre que for efetuado um
serviço mecânico ou troca de peças na suspensão, da mesma forma, quando for
colocado pneu novo ou sentir qualquer anormalidade na direção como o volante
trepidar a uma determinada velocidade. Se você anda em vias irregulares e com
muitos buracos, essa verificação deve ser feita a cada 10 - 15.000 Km;
Faça o
rodízio entre 10 e 15.000 Km, isso fará com que os pneus sofram uma maior
uniformidade no desgaste;
Dirija
dentro dos limites de velocidade e carga especificados nos pneus, assim como
dentro dos limites de velocidade estabelecido para a via, evite freadas fortes
e que travem os pneus, como também arrancadas bruscas;
Evite subir e descer em meio-fios de calçadas altas ou os que
apresentam um elevado desnível e evite ao máximo cair em buracos, pois além de
poder cortar o costado do pneu (lateral), como os pneus possuem fios de aço no
seu interior, esses impactos acabam por deformar o pneu, surgindo as bolhas
(chamadas de laranja) e deformações (empeno), fazendo com que o pneu não
apresente mais condições de segurança para o uso, constituindo, inclusive,
infração de trânsito.
Fontes: Transito Br e Pneus Fácil - Acesso 17/11/12
http://www.transitobr.com.br/index2.php?id_conteudo=19
http://www.pneusfacil.com.br/informacao_tecnica_pneus.php
http://www.transitobr.com.br/index2.php?id_conteudo=19
http://www.pneusfacil.com.br/informacao_tecnica_pneus.php
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