sábado, 17 de novembro de 2012

Informações sobre Pneus

Existem diversos tipos e marcas de pneus, com variações nos desenhos das canaletas, altura (perfil alto ou baixo), para estrada de barro ou asfalto, de passeio ou de corrida, para veículos de carga, etc.

Normalmente nos não conhecemos, e, poucos procuram saber, o porque de tantos números na especificação dos pneus questão na sua lateral como: 175 / 70 R 13 84 S , traduzindo temos que o pneu possui 175 mm de largura; perfil médio; radial; aro 13; 500 Kg de capacidade máxima de carga e pode ser desenvolvido a velocidade máxima de 180 Km/h.
Seguindo as cores temos:



175 / 70 R 13 84 S

Essa primeira numeração indica a largura da secção do pneu em milímetros, sendo as mais comuns para os veículos de passeio tipo automóvel as 145; 155; 165; 175; 185; 195, veja a tabela e repare que algumas especificações da largura são um pouco maiores. O exemplo acima foi só uma ilustração.

Especificação 145 155 165 175 185 195
Largura (mm) 145157165177189201

Essa primeira letra indica a construção do pneu, R para pneus radiais e D para diagonais.


175 / 70 R 13 84 S

Após a primeira letra, virá um número que indicará a o diâmetro interno do pneu, em polegadas, onde será colocada a jante. O normal em veículos tipo automóvel são os aros 13,14 e 15.


175 / 70 R 13 84 S

A última sequência de números é o índice de carga, ou seja a capacidade máxima de carga que o pneu pode suportar, veja a tabela:


Índice de Carga 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84
Carga Máxima (kg) 335 345 355 365 375 387 400 412 425 437 450 462 475 487 500
Índice de Carga 85 86 87 88 89 90 91 92 90 94 95 96 97 98 99
Carga Máxima (kg) 515 530 545 560 580 600 615 630 650 670 696 710 730 750 775





175 / 70 R 13 84 S

A ultima letra é o símbolo de velocidade máxima quanto o pneu suporta relacionado ao índice de carga, veja a tabela:

Símbolo de Velocidade N P Q R S T U H V Z
Velocidade Máxima (Km/h) 140 150 160 170 180 190 200 210 240 acima de 240

Como saber se está na hora de trocar meu pneu? Que teste posso fazer para ver se
meu pneu está muito liso?


Para facilitar a vida dos condutores, a maioria dos pneus já vêm com um indicador de vida,agora, se o usuário irá prestar atenção ou não, é outra história. Veja a imagem abaixo paraentender  a expliacação. A maioria dos penus hoje vêm com uma barinha bem no centro,quando o tread do pneu chegar ao mesmo nível que a barra, é hora de trocar seu pneu. Esta barra indica quando seu pneu pára de ser seguro.


A partir de agora, você já esta sabendo sobre o significado dos números que estão na lateral do pneu, e pode saber qual o melhor e mais barato na hora de comprar, e decidir o melhor que se encaixa às suas necessidades.


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS PNEUS

O ideal é verificar a pressão com os pneus frios, pelo menos uma vez por semana e sempre antes de iniciar uma viagem, assim como não é recomendado que seja retirado o ar quente dos pneus e trocado por ar frio, isso pode causar danos irreversíveis para a carcaça;

Deve ser feito o alinhamento e balanceamento dos pneus, sempre que for efetuado um serviço mecânico ou troca de peças na suspensão, da mesma forma, quando for colocado pneu novo ou sentir qualquer anormalidade na direção como o volante trepidar a uma determinada velocidade. Se você anda em vias irregulares e com muitos buracos, essa verificação deve ser feita a cada 10 - 15.000 Km;

Faça o rodízio entre 10 e 15.000 Km, isso fará com que os pneus sofram uma maior uniformidade no desgaste;

Dirija dentro dos limites de velocidade e carga especificados nos pneus, assim como dentro dos limites de velocidade estabelecido para a via, evite freadas fortes e que travem os pneus, como também arrancadas bruscas;

Evite subir e descer em meio-fios de calçadas altas ou os que apresentam um elevado desnível e evite ao máximo cair em buracos, pois além de poder cortar o costado do pneu (lateral), como os pneus possuem fios de aço no seu interior, esses impactos acabam por deformar o pneu, surgindo as bolhas (chamadas de laranja) e deformações (empeno), fazendo com que o pneu não apresente mais condições de segurança para o uso, constituindo, inclusive, infração de trânsito.



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